• Equipe uP

Relato uP3 A

Dear Parents,

Que alegria escrever esse relato após termos apresentado com sucesso nosso tão esperado evento: The Book Fair. Esperamos que tenham aproveitado ao máximo todas as apresentações e agradecemos a presença de todos que puderam vir.

A participação de vocês na vida escolar dos pequenos faz muita diferença, e esse evento com certeza foi uma oportunidade de nossos alunos consolidarem ainda mais o sentimento de realização em relação ao projeto que elaboraram com tanto afinco, envolvimento e dedicação. Assim eles puderam desenvolver os sensos de autoconfiança e autoestima - essenciais para o seu desenvolvimento e aprendizado.

O livro que nos inspirou, The Napping House - por Audrey Wood e Don Wood, conta a história de uma casa bem sonolenta na qual os personagens vão dormir um em cima do outro, formando uma pilha muito aconchegante, até que uma “pulguinha” aparece despertando a todos. O cenário inicial de chuva contextualiza esse enredo e ao longo do livro este vai se transformando em um cenário colorido sob a luz radiante do sol com direito a um arco-íris, trazendo o leitor a um final vívido e alegre.

Nossos alunos se apaixonaram pela história desde que a lemos pela primeira vez. Este encanto com a história, aliado ao fato de que o tema do livro é relacionado ao tema do projeto semestral “Houses and Homes”, tornou fácil a escolha para que a obra fosse a base desse nosso projeto de leitura e escrita.

Qualquer aprendizado que nasce de experiências com valor afetivo é levado para a vida inteira, e para que todos pudessem se apropriar do livro neste nível, nós propomos que cada um interpretasse um dos personagens e assim ficasse responsável pela decoração da parte na qual este aparecesse no livro. A escolha aconteceu de forma espontânea. Enquanto alguns pareciam ter nascido para interpretar os papéis por eles escolhidos, outros estavam mais tímidos, mas todos ficaram felizes com as escolhas.

Por se tratar de um conto acumulativo, tivemos a ideia de contar a história utilizando caixas, para as crianças visualizarem de forma concreta a adição de cada verso da narrativa. Esta ferramenta permitiu que as crianças pudessem adquirir o vocabulário do livro com mais facilidade, pois eles estavam nomeando algo que era realmente palpável. Todo este repertório de palavras e narrativas, será o material que nossos pequenos utilizaram futuramente em seu processo de alfabetização.

Assim, nossos alunos trabalharam suas habilidades de leitura e escrita, pois além de saber descrever aquilo que estava sendo colocado no livro, eles ajudaram na confecção deste.

O uP3 A também aprendeu que devemos cuidar bem dos livros, pois há um processo por trás do produto final que chega em nossas mãos. Portanto, esta experiência agregou para o desenvolvimento da postura de leitor dos nossos pequenos.

Ao final do projeto percebemos que nós professoras, criamos um olhar poético em relação a todo o processo que levou a construção do nosso livro. Assim como todos da casa despertaram por conta da aparição desta “pulguinha”, o potencial dos nossos alunos foi despertado pela “pulguinha da curiosidade”, e todos puderam apreciar um mundo de possibilidades do arco-íris de conhecimento.

Podemos dizer que este nada mais é do que o nosso trabalho, garantir que as nossas crianças sejam picadas por essas “pulguinhas da curiosidade” para que nunca deixem de se encantar pelo mundo que as rodeiam.

Ficamos lisonjeadas de poder compartilhar mais este aprendizado de nossas crianças com vocês. Foi mais um projeto maravilhoso que ficará para a coleção. Ainda teremos muitos pela frente.

Não podemos deixar de mencionar as nossas Sharing Baskets da semana. O João adorou compartilhar o seu bolo favorito que é o de cenoura. E o Gabriel ficou muito animado em mostrar as fotos de sua viagem especial que fez em família.


Quanto às plantinhas, segue abaixo a relação atualizada com os nomes:

Aluno (a) - Plantinha

Bárbara - “Mônica”

Beatriz - “Laís”

Gabriel - “Trovão”

Giuseppe - “Yellow”

Helena - “Helena”

Isabella - “Minnie”

João - “Babi”

Lucas - “Gigante”


Nossa família de plantinhas está crescendo!


We hope you have a great holiday!

Happy Easter!


Teachers Cris and Rê.




6 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone