top of page
UP-primeirodiaaua2023-119 (1).jpg

ENSINO FUNDAMENTAL I

1º ao 5º ano

Na uP, o processo de alfabetização do seu filho é cuidado com muito carinho, garantindo que o domínio da leitura e da escrita em língua portuguesa seja priorizado nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Ambiente adequado aos novos desafios na vida social e acadêmica das crianças. Espaços amplos, equipados com recursos didáticos essenciais que consolidam o processo de aquisição de leitura e escrita, ampliam as experiências de iniciação científica, desenvolvem o raciocínio lógico, e o repertório de competências e habilidades socioemocionais.

Nossa metodologia

O que nos inspira é a abordagem sociointeracionista. Por esse motivo, tomamos o cuidado de propor atividades que envolvam nossas crianças em situações de aprendizagem que despertem o interesse delas.
Nosso currículo estruturado é pensado a partir da perspectiva da criança e leva em consideração seus processos de aprendizagem.


E a voz e vez das crianças?


É o que consideramos ao garantir tempo para a construção de um currículo emergente, que surge a partir dos questionamentos das próprias crianças em relação aos temas propostos pelos professores e por elas mesmas.
Para nós, a curiosidade das crianças é a chave para despertar nelas um interesse ainda maior pelo aprendizado. Investir na curiosidade delas é fundamental.

É preciso cuidar também do currículo de língua. Por este motivo, por meio de práticas sociointeracionistas, seguimos a proposta de abordatem CLIL, Content and Language Integrated Learning, uma das abordagens mais utilizadas no mundo para educação bilíngue. Por meio desta, conteúdos de língua e conteúdos de áreas do conhecimento são igualmente importantes e precisam estar presentes nas escolhas pedagógicas da escola e do professor. É uma abordagem que conversa muito de perto com PBL, Project Based Learning, que envolve os estudantes em discussões e desafios que os levem a analisar, avaliar e propor soluções criativas e inovadoras para situações problema. É um dos caminhos mais interessantes para o desenvolvimento da criticidade e da criatividade, em sintonia com os objetivos de uma “cultura maker”, tão importante na sociedade atual.

UP-primeirodiaaua2023-382.jpg

CURRÍCULO

BILÍNGUE

Conteúdo e prática são vivenciados

em português e inglês

CURRÍCULO NACIONAL

No Ensino Fundamental, as experiências de aprendizagem se ampliam e o conhecimento vai ganhando amplitude. Cumprindo com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, aprovada em 2017 pelo Ministério da Educação, e preparando as crianças não apenas cognitivamente, mas prepará-las para a vida, nosso currículo proporciona às crianças aprendizagens interdisciplinares.

  • Língua Portuguesa

  • Matemática

  • Ciências

  • História 

  • Geografia

  • Arte 

  • Música

  • Cultura Maker

  • Filosofia

  • Educação Física

CURRÍCULO BILÍNGUE

Tomando o cuidado de garantir a legitimidade do currículo brasileiro, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9192/96, a uP garante que o currículo nacional tenha a carga horária mínima exigida por Lei sendo ministrada em língua portuguesa. O tempo escolar que excede a carga horária mínima é que nos permite construir o currículo integrado e em inglês, que conta com os seguintes componentes curriculares:

 

  • Math / Algebra

  • Science

  • Social Studies

  • English Language and Literature

  • Art

  • Financial Education

  • Physical Education

bottom of page