• Equipe uP

UP 3-6A: Welcome to our halloween week!


A festa do Halloween no dia 31 de Outubro é uma celebração anual muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.

Nossa semana começou com os preparativos em torno da tão esperada festa que parecia não correr no calendário, de tanta expectativa!


Primeiro começamos com a decoração da nossa Creepy Tree e para isso contamos com a colaboração dos pais por enviarem os rolinhos de papel higiênico, que tornaram-se Frankensteins, Ghosts, Mummies, Bats, Pumpkins and Vampires.


Aliado às atividades artísticas, aproveitamos o contexto pedagógico para trabalhar linguagem e escrita, focando nas palavras, músicas e rimas que fazem parte do vocabulário dessa celebração. Desenvolvemos também dentro desse repertório um matching letters game, bingo das palavras do Halloween, Hangman e a história que todos adoraram: Winnie the Witch Story.


Na terça-feira a emoção foi grande, pois a apresentação das crianças do Integral foi um verdadeiro espetáculo da Broadway...rsss. Tudo bem, não vamos exagerar, digamos que foi digno de Hollywood e um espetáculo da Broadway!


Na quarta-feira terminamos o Hand Spinner, feito através de CD’s sem uso,também enviados pelos pais. A construção do spinner faz parte de uma aula de Cultura Maker que tem como objetivo não só reutilizar materiais em desuso e transformá-lo em algo criativo,bem como trabalhar alguns conceitos importantes, por exemplo: desenvolver o espírito maker do “faça você mesmo”, promover ações sustentáveis e de consumo consciente, estímulo a curiosidade e criatividade, raciocínio lógico, coordenação e imaginação. Sim, construir seu próprio brinquedo também promove uma valorização de suas próprias produções.


O famoso Trick or Treat é uma atividade voltada para as crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde, como doces, as crianças fazem alguma travessura ou um super susto.

Na uP reproduzimos essa brincadeira, batendo na porta da sala das outras turmas em busca de doces. Em algumas salas, foi bem fácil e rápido, mas em outras, as crianças tiveram que cantar o Trick or Treat baixinho, depois alto e por fim, preparar um Big susto para convencer a “bruxa” de compartilhar os doces. Foi uma diversão, pois as crianças se dedicaram muito a esse momento.


Para fechar o tema com chave de ouro, a “Bruxa” Beth fez sua poção mágica assustadora em roda com todas as crianças, o experimento de ciências foi um grande sucesso. Apenas com leite, detergente de cozinha e anilina líquida, as crianças viram as duas creepy colors, red and orange, andarem e se misturarem sozinhas no leite, como num verdadeiro passe de mágica. As reações foram: Ohhhhh, Uau, Hããã ?!! Foi sensacional observar seus olhares curiosos e aguardar pelas perguntas: como você fez isso teacher?


Bem, a resposta é que a mistura do leite psicodélico resulta num experimento científico bem difícil de explicar. Porém, explicamos para as crianças que assim como o detergente remove a gordura das louças, ele igualmente afasta a gordura do leite quando entram em contato e faz com que essa “gordura, ” não visível, se movimente e agite as cores da anilina que são a base de água. Ou seja, dois componentes fundamentais que são a gordura do leite e a água da anilina se quebram mutuamente no momento que entram em contato com o detergente. O efeito é muito encantador!


A Sharing Basket da semana foi a da Mariana, que trouxe seus brinquedos favoritos e outros materiais muito interessantes que explicam bem a profissão de sua mamãe. Os equipamentos de medir pressão e auscultar o coração, que ela nos trouxe emprestado da mamãe, que é médica pediatra, foram a sensação do dia. Despertou a curiosidade e surpresa de todos, que apesar de serem equipamentos conhecidos por todos, nunca antes haviam sido manipulados e testados como puderam fazer nesse dia. Todos sem exceção puderam auscultar seus próprios corações e os dos amigos. Foi muito emocionante e por isso agradecemos muito de “coração” a mamãe Claudia por compartilhar.


Com alegria encerramos o relato semanal desta semana, tão cheia de coisas assustadoras, doces e travessuras. Esperamos que tenham curtido assim como nós!

Um abraço e um ótimo feriado!


uP3-6A

Teachers Paula, Beth and Helen


Link para download das fotos:

https://drive.google.com/open?id=1LyfXMlQVu9VoCBaKz-So6CR00KETES3P




10 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone