Pensando em criar um ambiente inovador, um lugar aconchegante propício à aprendizagem significativa em que as tomadas de decisões sejam em conjunto com os alunos, as professoras do uP3-6A têm levado em consideração o repertório que as crianças nos trazem e seus reais interesses. A participação da família nesse sentido é essencial e a “Sharing Basket” continua nos trazendo novidades, que comentarei mais para frente. Bem, do que estamos falando exatamente?
Houve um crescente interesse das crianças pelo alfabeto e alguns já nos perguntam como se escreve “isso ou aquilo”. As letras apresentadas até o momento através de uma história e um desenho foram: C, S, P, D e M, a partir daí e das observações feitas em sala de aula os nossos alunos passaram a enxergar as letras em todos os lugares, nos móveis, nas roupas que vestem, nos brinquedos, na natureza, no céu e assim por diante. Também passaram a entender que algumas letras possuem o som parecido com outras e que o alfabeto nada mais é que um sistema de símbolos que tem o objetivo de representar foneticamente as palavras escritas em qualquer idioma, porém que o significado das palavras são ainda mais importantes, bem como sua função social.
As famílias podem participar por chamar a atenção das crianças para esse mundo letrado, despertando a atenção e curiosidade das crianças por situações do cotidiano, como: um cardápio no restaurante, um folder de propaganda de algo que os interesse, um banner de uma loja ou lanchonete conhecido e frequentado pela família, placas de trânsito, informações no elevador, andar e número do apartamento onde moram e enfatizar em Inglês as palavrinhas que iniciam com as letras abordadas em sala de aula.
Como o Halloween está próximo e esse é um tema de grande interesse pelas crianças, os personagens desse evento se tornaram uma ótima oportunidade de aprendizado. Demos início ao trabalho de rimas, contos, vocabulário e músicas para que possamos nos preparar para o “Trick or Treat”. As crianças aprenderam a iniciais e até algumas letras que compõem as palavras: Skeleton, Ghost, Witch, Bat, Cat, Hat, Monster entre outras.
Estamos treinando uma rima que será o nosso “jingle” do “Trick or Treat” do dia da festa. Abaixo compartilhamos para que possam treinar com as crianças em casa:
“TRICK OR TREAT
TRICK OR TREAT GIVE US SOMETHING GOOD TO EAT
GIVE US CANDIES, GIVE US CAKE
GIVE US SOMETHING SWEET TO TAKE”
O trabalho com os continentes e alguns países da América do Sul também foi muito significativo. Aprenderam a qual continente o nosso país pertence, quais são alguns de nossos países vizinhos e que fazem parte do Mercosul e algumas características de cada país. Sobre o “Brazil” falaram que aqui encontramos muitas bananas, laranjas,açaí, índios e belas praias.
O Conceito de subtração foi trabalhado a princípio de forma concreta, através de jogos como, o “cookie jar”, “musical chair”, “going forward and walking backward”. Começaram a construir a real noção de crescente e decrescente, bem como mais e menos.
Puderam entender a subtração como o ato de tirar uma quantidade de outra quantidade, ou seja tirar, diminuir.
Sendo assim, sempre que retiramos ou emprestamos algo estamos diminuindo. Exemplo: numa coleção de livros quando retiramos um livro diminuímos a quantidade dessa coleção. Quando bebemos o suco, que está numa garrafa, diminuímos a quantidade de líquido da garrafa.
Após essa primeira fase, introduzimos a subtração com “núcleo comum”, a simbologia ( - ) e explicamos que ela significa “less” e assim passaram a fazer continhas formais, como: 7- 5 = 2 (Seven less five is equal 2).
Para trabalhar a ordem cronológica de tempo e acontecimentos, escolhemos a história do “Gingerbread Man”, que embora conhecida por todos, é ainda um dos clássicos mais adorados pelas crianças. Uma lenda criada em 1875 de um menino biscoito feito de gengibre que durante muitos anos, na Idade Média, se tornou um ingrediente essencial na receita do pão de mel e posteriormente do biscoito.
Além da divertida história, trabalharemos posteriormente a receita do cookie, enfatizando as quantidades e medidas, bem como o ingrediente “Ginger”, sua característica e origem e seu diferente sabor. Mas não conte para as crianças, pois eles ainda não sabe que faremos o “Gingerbread Man” na escola.
Nossas “Sharing Baskets” da semana foram as do Lucca Amaral e do Luca Angelin, que trouxeram seus brinquedos e livros favoritos. O Luca Angelin trouxe um vilão e três super heróis, já o Lucca Amaral trouxe um tigre de pelúcia e seu livro favorito chamado “Carona na vassoura” que de acordo com ele, conta a história de uma bruxa que ajuda os animais da floresta, trouxe também algumas fotos de sua bela família. Ainda pudemos experimentar um bolo delicioso trazido pelo Luca Angelin e o açaí com granola trazido pelo Luca Amaral, com o objetivo de prestigiar e dividir com os amigos suas preferências.
Aproveitamos o momento da degustação do açaí, para explicar às crianças que assim como a banana, o açaí é uma fruta cultivada em muitos estados brasileiros e principal alimento do norte do país, assim como a banana o açaí é uma fruta muito nutritiva. Muitos países valorizam as nossas frutas e o açaí é exportado para outros países do nosso continente e também para os Estados Unidos e Japão, sendo assim um produto de exportação. O açaí é conhecido como “a fruta que chora”, exatamente pelo seu feitio, as frutas são esmagadas para produzir o suco, assim como as uvas para fazer o vinho.
Na próxima semana voltaremos com um relato assustador sobre o Halloween! Desejamos a todos um “Spooky Weekend”!
Equipe uP3-6 A
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