• Equipe uP

UP 3-6A

Dear Parents, 


Devido ao grande interesse de nossos alunos sobre as atividades de “autorretrato” demos sequência nesta semana as pesquisas relacionadas a identidade da artista Frida Kahlo.


Frida costuma chamar à atenção das crianças por sua “aparência” polêmica e curiosa, apesar de um olhar nostálgico e aparência simplista, demonstra grande vaidade ao adornar-se com flores e maquiagem forte, no  entanto, preservando sua principais características.


O grupo se deparou com às questões das diferenças e o respeito a elas, também a valorizar o “belo” não a partir de estereótipos ou padrões de beleza impostos pela mídia e a sociedade.


A Sofia e a Helena Nogueira trouxeram para a escola livros infantis relacionados à história da pintora, fizemos a leitura de alguns trechos dos dois livros. Abrimos a roda para perguntas e discussões e, assim pudemos ouvir a opinião das crianças a respeito do que ouviram. Esse é um momento de grande aprendizado, aprenderem a conversar, se expressar e refletir sobre assuntos do mundo em que vivem.


Entre às diversas perguntas, uma interessante surgiu. Frida nasceu no México e em 1910 houve uma importante “revolução” em seu país, que a influenciou muito como pessoa, e a pergunta foi: What is Revolution?


Antes mesmo que a professora os conduzisse à resposta por meio de questionamentos sobre a história, um aluno levantou a mão e respondeu: Ahhh eu sei, é o que acontece com o Pokemon!


Foi engraçado, no entanto, muito apropriado o comentário, pois segundo os meninos do grupo, os Pokemons entram em batalhas para se transformarem mutuamente e a suposta “Revolution” está relacionada com a superação e mudança do estado que estão para um mais forte. Como são sabidos!


A  “Mexican Revolution” dentro do contexto da história lida, se referia a união do povo Mexicano em prol de promover mudanças e melhoras para o país. Apesar de os contextos serem diferentes, a análise da palavra atingiu seu objetivo no que diz respeito à seu significado e linguagem.


Às Sharing Baskets da semana foram da Renata e da Sofia.


Renata trouxe elementos relacionados ao trabalho do papai e disse que a empresa que ele trabalha (Empresa Pop) ajuda outras empresas a venderem mais. Trouxe um ipad e apresentou a todos um dinossauro que faz parte de um programa de vendas.


Sofia quis homenagear o vovô que é Arquiteto, ela trouxe os primeiros rabiscos de seus projetos, depois os desenhos mais elaborados, a maquete de um dos prédios idealizados por ele e por fim, os projetos. Ela explicou que o trabalho do vovô é importante, pois ele cria os desenhos das casas que às pessoas irão morar, decidindo como os apartamentos serão construídos. Além dessa valiosa contribuição, Sofia trouxe brinquedos e seu livro favorito: “O meu livro comeu meu cão”.


Finalizando nossa semana com chave de ouro recebemos uma visita muito interessante da mamãe da Beatriz, que nos trouxe vários autorretratos de crianças com características físicas diferentes, que foram relatadas pelas crianças a partir de uma brincadeira de adivinha que ela realizou.


Após a brincadeira a mamãe Tatiane perguntou então, o que essas crianças fisicamente tão diferentes tinham em comum? E ouvimos respostas como:

- Elas gostam de pipoca.

- Gostam de ir ao cinema.

- De descer no escorregador.


A mamãe da Bia concluiu junto as crianças que, apesar das diferentes características físicas que as crianças nas fotos apresentavam, que elas gostavam das mesmas coisas. Deixou assim, uma atividade para eles realizarem com diversos rostos de crianças diferentes para colorir.


No final da visita a mamãe da Bia nos presenteou com a boneca Abayomi.


Abayomi é uma boneca de pano que as mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, para acalmar seus filhos e assim, trazer alegria para todos. E é considerada um amuleto da sorte até hoje.


A visita da mamãe Tatiane foi extremamente significativa, pois trouxe novamente reflexões às crianças quanto às questões das diferenças e o respeito a elas.


Agradecemos muito a visita e pedimos que ela retorne sempre que desejar!


Um ótimo final de semana a todos!


Equipe 3-6 A




19 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone