top of page
Foto do escritorEquipe uP

UP 2B: Happy Halloween

Há muitas palavras-chave para descrever o Halloween!

Sem dúvida para as crianças, é uma grande festa, tanto que Theo Campos, Valentina e Beatriz Aquino aproveitaram as velas das abóboras para cantar parabéns!


Fantasiaram-se e novamente ensaiaram de ser um outro: com as roupas que escolheram para encontrar os amigos. Ou os pais as escolheram?

E, como toda festa, tivemos preparativos.

O medo foi a nossa palavra de ordem e os nossos vínculos permitiram as suas confissões:


Teacher Naná, tenho medo de escuro, de monstro, de tigre, de esqueleto, de aranha, de sombra que faz mal, de bruxa, de lobo e de fantasma.


As crianças desenharam esses terrores, assumindo a garatuja como traços ilustrativos daquilo que os amedronta. Com eles (os desenhos), fizemos nosso cenário.

Como observado, a escuridão também foi nossa palavra-chave. E, com bastante autoria e responsabilidade, ela é, para nós, pretexto perfeito para leitura de histórias ou a desculpa gostosa para vinda do monstro que brinca de correr atrás. As crianças amam!


Estamos falando aqui de formas sábias de enfrentar os medos que, antes de tudo, nos colocam em condições humanas para lembrar das nossas fragilidades, ao mesmo tempo em que o nosso Halloween ganha a sua identidade, interpretando a festa que vem lá de fora para falar do que vem aqui de dentro de nós.


uP 2B team

Naiana, Helen e Regiane

Link para download das fotos:

https://drive.google.com/open?id=1da5SHD7Rr44hJS1DYoGPeyTjrSHTZSeT


PS: Aproveitando a semana temática, gostaríamos de aproveitar esse momento para indicar dois trabalhos:


O primeiro é a exposição O nome do medo da brasileira Rivane Neuenschwander, vista no museu Mar no Rio de Janeiro em 2017, em que a pesquisa pelos medos infantis resultou na produção de capas lindíssimas feitas pelo estilista Guto Carvalho Neto para uma exposição interativa e curiosa. https://www.museudeartedorio.org.br/pt-br/exposicoes/anteriores?exp=4509


E o segundo é a música Bem Leve, gravada na voz de Marisa Monte a qual canta levemente a morte. Vale a pesquisa e a apresentação às crianças.





53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

UP 3

Comments


bottom of page