Dear parents,
Descobertas conjuntas e saberes compartilhados, são as expressões que definem essas semanas. Sendo parte do projeto político-pedagógico da escola formar cidadãos com autonomia de atitudes e pensamento, respeitando suas características individuais e fornecendo-lhe oportunidades de desenvolver suas próprias capacidades, respeitando seu tempo e interesses, fornecendo para isso estímulos variados e adequados para seu estágio de desenvolvimento bem como, conteúdos que permitam a construção do conhecimento e a aquisição de informações, buscamos trabalhar com histórias que já fazem parte do universo cultural das crianças. A história escolhida foi, “The Three Little Pigs” (Os três Porquinhos). O conhecimento prévio que as crianças têm dessa história, sua ludicidade, a musicalidade do texto que se repete com frequência e a riqueza das estruturas linguísticas nos levaram a elegê-la como instrumento para ampliar o universo vocabular, propiciar a aquisição de frases e expressões em inglês e criar momentos em que as crianças utilizam esta língua para representar, simbolizar, recontar e memorizar os textos que a compõe. Consideramos que na aquisição da segunda língua, é fundamental despertar o interesse das crianças para envolver-se no aprendizado, e torná-lo o mais significativo e prazeroso possível. Isso nos levou a resgatar conhecimentos prévios, baseando-nos na familiaridade que as crianças já têm com essa história, e convidá-las a assumir o desafio de tornarem-se “Contadoras de Histórias”. Essas habilidades de linguagem no segundo idioma serão úteis não apenas para conferir-lhes mais confiança em expressar-se nesse idioma, mas também em constituir um lastro de conhecimento que poderá ser utilizado em situações posteriores em que devam construir frases no segundo idioma. O fortalecimento de suas capacidades linguísticas e a constituição de um repertório de expressões são objetivos fundamentais deste projeto de reconto.
Outro processo de destaque foi o início do nosso projeto do semestre “Community Helpers”. Decidimos começar falando sobre onde as crianças moram. Em roda, fizemos provocações para que o grupo entendesse as diferenças entre cidade e campo. A partir disso, pedimos que eles identificassem se moram na cidade ou no campo. Quando esse conhecimento estava estabelecido, construímos um gráfico que indica quantas pessoas em nossa turma moram em casa e quantas moram em apartamento. Esses cartazes estão expostos na sala, para que as crianças os tenham como referência. Após isso, fizemos atividades para que eles apresentassem quantas pessoas moram em suas casas e quem são essas pessoa e ampliassem o vocabulário em inglês, explorando estruturas frasais relacionadas ao tema “família”. Entendemos que o processo de leitura e escrita acontece quando as estruturas de linguagem estão concretas, por isso temos trabalhado linguagem e estruturas frasais.
Além disso, essas últimas semanas foram marcadas pela construção do presente entregue aos pais para o “Family Day”. Incentivamos que as crianças participassem ativamente da criação e do processo do presente, para que se sentissem cada vez mais parte do projeto. Elas ensaiaram para a apresentação e tiveram momentos muito alegres e divertidos com todos os alunos do colégio.
Recebemos em nossa escola, a visita de policiais militares, que fizeram um teatro de fantoches para ensinar sobre a importância de um trânsito seguro, tanto para motoristas, como motociclistas e pedestres. As crianças se interessaram muito pelo tema, e ficaram muito felizes com a visita. Juntamente com a Nutrical, fizemos uma atividade para que as crianças pudessem ver legumes, verduras e frutas in natura. Foi um momento de muita aprendizagem, e dúvidas esclarecidas. Eles puderam experimentar os itens que sentiram vontade, e também pegar em legumes, verduras e frutas frescas. Alguns deles compartilharam curiosidades que sabiam, e momentos divertidos onde já haviam experimentado tais alimentos. Essa quinzena também foi marcada pela visita de duas mães que vieram contar “Histórias do Folclore”. Foi muito bom para a turma receber a visita das mães. Entendemos que isso une o grupo e os mantém interessados ainda mais no tema, que já tem feito muito sucesso no uP4.
Temos aprendido muito nessas últimas semanas com cada aluno. Suas experiências, saberes e conhecimentos agregam nas discussões e nos fazem refletir sobre a importância de compartilhar aquilo que sabemos e ouvir o que cada um tem a nos dizer. Estamos trabalhando com muito empenho para dar a eles todos os subsídios necessários para que através das interações com o meio e com o outro eles desenvolvam todas suas habilidades.
Esperamos vocês no Family Day, para uma manhã divertida e cheia de atividades!!!
uP4 team, Teachers Bianca and Jéssica
Comments