top of page
Foto do escritorEquipe uP

Relato Y1

Dear Parents,


Nossa última quinzena foi recheada de muitas atividades prazerosas e aprendizado.


Como o dia das Mães se aproximava, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar, com muita alegria, os interesses e preferências de suas mamães. Foi muito bom ver o orgulho com que falavam de cada uma delas e a dedicação e comprometimento ao produzir um cartão e preparar um muffin de blueberry, tendo o amor como principal ingrediente.


Em Matemática, trabalhamos o conceito de “regras.” Após participarem das brincadeiras “barra manteiga” e “pega-pega múmia,” os alunos foram encorajados a refletir sobre as regras de cada um e, em grupo, elaborar dicas para a obtenção de bons resultados, e o conceito mais importante: participar e se divertir, não apenas competir.


As brincadeiras “zigue-zague” e “o mestre mandou” foram propostas com o objetivo de desenvolver o conceito de sequência, controle dos movimentos corporais aliado à percepção do espaço, noção de ordem e localização temporal e espacial com o uso de termos “entre,” “antes,” “depois”, “à frente” e “atrás.”


No eixo “grandezas e medidas,” fizemos atividades como “estimando” para desenvolver a habilidade de fazer estimativas envolvendo medida de capacidade. Foi muito divertido!

Coletamos informações e as descrevemos e as representamos em forma de gráficos – um conceito que seguiremos desenvolvendo ao longo do ano letivo.


A leitura do livro “Não Confunda,” de Eva Furnari, proporcionou momentos de muita risada e aprendizado baseado nas confusões e na semelhança de sons das palavras. Os alunos se conscientizaram de particularidades ortográficas e foram preparados para leituras mais longas e complexas, que iniciaremos nas próximas semanas.


As leituras do nosso “Guided Reading” resultaram na produção de um “memory game” baseado nas palavras e figuras do livro “I spy a penguin” e momentos de muitas risadas com “There is a bird on your head.”


Trabalhando textos em situação real e significativa, as crianças escreveram e-mails aos seus pais.


Em Ciências, demos início ao “Amigos da Natureza,” um projeto que tem como objetivo o desenvolvimento da conscientização ambiental. As crianças saíram pela rua da escola para ajudar na limpeza e recolher o lixo jogado na rua. Foi com muita alegria que puderam notar que no bairro em que estamos as pessoas são mais conscientes e jogam lixo no lixo, diferente do que pesquisamos na Internet e observamos em outros bairros.


Para que os alunos entendessem a importância de cada um dos “cinco sentidos” para a percepção do mundo ao nosso redor, fizemos leituras seguidas de discussões e realizamos experimentos que envolveram a utilização de cada um dos sentidos isoladamente. Além disso, refletimos em grupo sobre diferentes situações em que nossos sentidos são de extrema importância e alguns riscos a que podemos ser expostos quando não usamos de forma adequada algum deles – como por exemplo, andar de bicicleta usando fone de ouvido.


Em História e Geografia / Social Studies, finalizamos o nosso “mala da escola” depois de fazer um tour por todos os espaços e saber um pouco mais do motivo pelo qual eles existem na escola. Concluímos também nossa série de entrevistas com funcionários da escola para entender melhor suas funções e refletir sobre como podemos dar nossa contribuição neste espaço e praticar atitudes de respeito.


Em Educação Financeira, trabalhamos o conceito de “responsabilidade” e ampliamos os conceitos abordados até então acerca de “desejo x necessidade”, “poupar x economizar”, “pagar x trocar.” A leitura do livro “Como se fosse dinheiro,” de Ruth Rocha, fomentou nossas discussões de forma muito produtiva.


Tivemos, ainda, a presença da nossa querida coordenadora para um bate-papo reflexivo sobre atitudes de respeito. Em seguida, fizemos uma dinâmica que nomeamos “De coração para coração.”


Best Regards,

Teacher Mariana e Teacher Vanessa.




17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page