Dear Parents,
Uma das datas mais esperadas do nosso calendário escolar chegou – o Halloween! Que divertido comemorar com nossas crianças essa data que é muito celebrada nos países de língua Inglesa e tem sido incorporada com muita expressividade em nosso país.
Trouxemos toda a magia desta data para trabalhar habilidades linguísticas, matemáticas, artísticas e sociais dos nossos alunos.
Confeccionamos uma aranha gigante com material reciclável, morcegos e fizemos “Silhouette Art” com as populares figuras do Halloween.
A narrativa do livro “Creepy Carrots”, de Aaron Reynolds, com um tom assustador e bem-humorado ao mesmo tempo, engajou as crianças na antecipação de um final para a história e busca para uma solução do problema de Jasper Rabbit. E para contextualizar a semana cheia de atividades temáticas, nosso Guided Reading apresentou as tradições e costumes do Halloween. Assistimos, ouvimos e cantamos “Trick or Treat Smell my Feet” e aproveitamos a atividade de identificação de rimas para o desenvolvimento de consciência fonológica. Expandir o vocabulário em língua Inglesa, tanto na modalidade oral quanto escrita, foi muito prazeroso.
Em Português os alunos estão se preparando para um Sarau. Os alunos estudaram poemas, quadrinhas conhecidas e escreveram bilhetes para as professoras da uP solicitando poemas de animais. Divididos em grupos, observaram as informações de diferentes tipos de convites e pensaram sobre a elaboração de um convite para as outras salas assistirem ao nosso sarau.
Com o tema Halloween, além de se divertirem com a Bruxa Malatuxa em nossas rodas, cada criança foi transformada em um personagem que eles escolheram para interpretarem durante essa última semana, elaborando falas e refletindo sobre a diferença entre histórias reais e imaginárias. O reconto “O Maior Tesouro do Mundo” de Edson Rocha Braga, adaptado pela Bruxa Malatuxa, trouxe bastante reflexão para as crianças em relação a estrutura de um texto quando há falas. Para concluir esse show de interpretações, construímos uma história de Halloween. “A Festa no Castelo da Bruxa Malatuxa”, na qual cada criança elaborou uma parte para seu personagem esta sendo concluída, com estrutura com começo, meio e fim. Afinal, estamos estudando gêneros textuais.
Em Matemática fizemos “Hallowen Addition”, jogamos Pega Aranha, Bruxa Faminta e Zona de Zumbis para praticar a adição, somando os pontos conquistados e observando as posições de 1º, 2º e 3º lugar ou empate. Os alunos construíram um gráfico com as “cicatrizes” que encontravam em seus corpos. Revelamos um Jack’o’Lantern no 100-board.
Em Social Studies / História e Geografia, além dos estudos das origens do Halloween com os Celtas, das Festas ao redor do mundo e populares de cada país, trabalhamos também as características de diferentes paisagens e evidenciamos as particularidades dos espaços rurais e urbanos, incluindo praia.
Nas aulas de Ciências que já vinham trabalhando animais, demos início ao estudo das aves. Fomos observar pássaros no Green Park, conhecemos e identificamos suas principais características.
E, nestas duas últimas semanas, ensaiamos para a apresentação “Halloween – O Retorno das Bruxas”. Além de enriquecer o trabalho temático que vinha sendo desenvolvido em sala de aula, nossos alunos praticaram o controle de suas expressões corporais, se divertiram muito e, é claro, o resultado foi lindo!
Para finalizar a semana comemorativa, preparamos e assamos uma “crispy mummy”. E, como não poderia faltar, nossas crianças foram “trick or treating” pela escola, em busca de doces, mas não se esquecendo das atitudes que são necessárias para uma boa interação social.
Começamos agora, com muita alegria, nosso último mês de aula. Serão semanas recheadas de atividades que promoverão ainda mais o desenvolvimento de habilidades de nossos alunos.
Love,
Teacher Mariana e Teacher Vanessa
Comentários