Dear Parents,
Nos aproximamos do final do segundo trimestre. Visando identificar etapas vencidas, dificuldades e o possível ajuste de práticas, nossos jovens estudantes realizaram as “Atividades Especiais” do segundo semestre. Apesar de terem também um caráter diagnóstico, essas atividades foram elaboradas, principalmente, buscando uma ação formativa e a consolidação de nossas práticas pedagógicas. Os resultados que obtivemos nos mostram que o processo de ensino-aprendizagem tem acontecido de forma muito positiva, o que pra nós é a validação do que acreditamos ser uma prática pedagógica em busca de aprendizagem significativa.
As correções coletivas estão sendo realizadas gradativamente, de forma a buscar o esclarecimento de dúvidas e o reforço positivo diante dos acertos.
Ao mesmo tempo, nosso conteúdo programático segue sendo realizado de forma muito produtiva.
Em Matemática, estudamos a forma geométrica sólida “paralelepípedo”, contando suas faces, comparando-a com o “cubo” e diferenciando-a do “retângulo”. Trabalhamos, ainda, agrupamento com o jogo “Nunca 10,” afim de desenvolver o conceito de dezena e fazer relação de número com quantidade. Interdisciplinando com História e Geografia, montamos uma lojinha onde as crianças manipularam o dinheiro e fizeram compras. Aproveitamos também para introduzir o projeto “Profissões,” em que as crianças refletiram sobre o papel executado por cada um na lojinha – “vendedor X comprador” – e foram estimulados a refletir sobre a necessidade do trabalho para a sobrevivência. Após ouvirem a música “Toda Criança Quer…”, do grupo “Palavra Cantada”, refletiram se querem ou não crescer e com o que gostariam de trabalhar.
Em Língua Portuguesa, estamos fazendo leitura de alguns poemas sobre animais e aprendendo sobre versos e estrofes, além da leitura de livros semanais com o reconto oral das histórias ou mudança do final de uma história por escrito.
Dando continuidade ao tema “Living Things”, nossos alunos fizeram belas e criativas pintura em folhas e conheceram a história “Tops And Bottoms”, onde puderam ver de forma ilustrada e divertida, que os alimentos que comemos provém de diferentes partes da planta. Coletivamente, classificaram os alimentos como “leaf,” “flower”, “fruit”, “stem”, “root” e “seed” e se surpreenderam com alguns fatos como, por exemplo, o de que “eggplant” é “fruit” e “corn” pode ser classificado como “fruit” ou “seed.” A leitura de “Tops and Bottoms” também nos proporcionou uma interdisciplinaridade com Financial Studies e Social Studies, quando os alunos refletiram sobre como a preguiça é contra-produtiva e a importância do trabalho mesmo quando já se tem dinheiro.
Para tornar a aprendizagem sobre o tema ainda mais significativo, vamos fazer um piquenique, o qual intitulamos “Tops And Bottoms Picnic.” Cada aluno escolheu a parte da planta que deseja trazer para compartilhar com os demais colegas. Esperamos um envolvimento prazeroso da família no preparo dos alimentos. Vamos encorajar até os mais “picky” a se aventurarem nas degustações.
Esta semana, ainda, demos início às nossas conversas com os pais sobre suas profissões. Nossos alunos estão ampliando seus conhecimentos sobre diferentes tipos de trabalho e aprendendo a valorizar a importância das mais diversas ocupações em nossa sociedade. Recebemos, com muito entusiamo, o papai João Paulo e a mamãe Mônika, aos quais agradecemos muito pela disponibilidade de tempo e atenção com nossas crianças. Além do conteúdo pedagógico, entendemos que práticas como essa, que envolvem o engajamento da família e sua presença em nossa sala de aula, são de extrema importância para o desenvolvimento escolar da criança.
Estamos aguardando, com os mesmo entusiamo e alegria, os próximos papais que já estão agendados.
Agradecemos muito a parceria e carinho!
Warm Regards,
Teacher Mariana e Teacher Vanessa
Kommentare