• Equipe uP

Relato uP5

Dear Parents,


Poesia é sinônimo de emoção estética.  É a força da palavra usada para mexer com o emocional humano. Ela nos leva pelo mundo mágico da imaginação, dos jogos linguísticos, das ideias escritas com rima e com ritmo.

Voltamos ao trabalho com Rimas no uP5. O conjunto de trio de rimas, foi uma tarefa de repetição em sala de aula, com registro escrito de próprio punho e desenho na atividade de portfólio.

As rimas incitam a percepção do ritmo, pois as crianças, gradativamente, percebem a flexibilidade da língua. Também possibilitam a ampliação do vocabulário, pois o aluno se vê estimulado a pesquisar e explorar novas palavras em busca de rimas, desenvolvendo a oralidade. Em resumo, concluo que, mais do que um passatempo, o lúdico é altamente importante como estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos e deve estar sempre presente em sala de aula.


O Treasure Hunt proposto no Sleep Over foi uma caça ao tesouro totalmente baseada em pistas poéticas e de rima. O desafio era não só o entendimento do vocabulário usado, mas o desvendar do segredo da pista, já que as pistas poéticas apresentavam uma relativa abstração. O objetivo dessa atividade era a diversão, porém uma análise do quão interpretativo nossos alunos estão se tornando. O resultado foi surpreendente, pois após a leitura de cada pista, juntos, entenderam exatamente o que fazer e para onde se direcionar.


O Treasure Hunt aconteceu apenas no espaço da areia, no entanto, as pistas que levariam as crianças às “pebbles”, estavam localizadas em lugares bem específicos.


Vamos abaixo colocar as rimas em ordem de 1ª a 4ª para ver se vocês pais também adivinham os espaços:


  • When I go to the playground, the sky is blue. The first thing I do is take off my shoe. (shoes box)

  • To climb me you need to step on the V. The next clue is on me, on the top of the........(tree)

  • Take me up there! Six steps on a stair, a house with no chair. The next clue is right there! (wooden house)

  • Castles I make, sometimes pancakes. Neither red nor yellow, maybe blue! Under me there’s a surprise for you! I live in the sand and this is the end. (buried in the sand close to the blue buckets).

Nosso trabalho de Beginning Sounds tem se tornado cada vez mais interessante, além dos pôsteres com as palavras correspondentes à inicial estudada na semana, o Listen and Go Game, Pesquisa com recorte e colagem e o Building Words and Letters tem encantado e estimulado as crianças a quererem aprender cada vez mais. Esses jogos visam trabalhar o mundo da leitura e escrita de forma lúdica e concreta ao mesmo tempo.


Nosso Word Wall foi alimentado com palavras pesquisadas nas revistas que recebemos de doação da mamãe Júlia, e o Building Words and Letters consistiu no desafio de construírem um “elemento” que iniciasse com a letra proposta para essa atividade, usando os materiais disponíveis na sala, podendo usar tanto materiais escolares, como, objetos e brinquedos.

Quando a letra escolhida foi a C, por exemplo, nos deparamos com um Crocodile construído com as peças do Hundred Board, um Cat com as peças de tangram, o Cristo Redentor e o Cyro na grama (kkkkkkk) feito com os legos. Com a letra B, nos deparamos com: Banana, Boat e Butterfly, com a letra T: Tea Pot, Tree e o Tiger, com a letra H: House e Horse. O interessante é que nenhuma palavra foi sugerida e tudo o que foi construído, foi pensado e idealizado pelas crianças, sem interferência. O desafio para vocês pais é identificarem através das fotos, quem fez o que... rss


Iniciamos a tão esperada Collection, a princípio foi feita a contagem das primeiras unidades, conferência das dezenas completas e das não completas. Os que não tinham a dezena completa, já fizeram as anotações em suas folhinhas de registro com relação à quantidade faltante. O objetivo desta atividade não é a disputa e sim a contagem, isso ficou claro para as crianças quando eles fizeram suas anotações com orgulho e concentração, sem se importarem com as quantidades dos amigos.


As folhas de registro contam com uma tabela de 1 a 50, onde a cada semana serão feitas as atualizações de quantidades e análise das dezenas e uma pequena prancheta onde anotam a data da atualização e quantidade total.

A atividade exigiu muita concentração, pois é complexa com vários registros e necessidade de organização espacial.


A Sharing Basket da Rafaela nos trouxe a letra F através de um delicioso Finger Food, preparado pela mamãe Teruyo. Também nos trouxe um cartaz com fotos relacionadas ao beginning sound das palavras: Family, Friends, Fabric, Father, Finger Food and Fruits. Além disso, nos trouxe também uma caixa com bonequinhos de pano que compõe uma Family. Obrigada pelo empenho e dedicação com essa atividade, que visa colaborar com as aprendizagens pedagógicas de letramento.


Aproveitamos a semana do dia das mães para trabalhar “adjetivos”, o cartão feito para a mamãe tinha o objetivo de presentear, porém a arte envolvida na confecção não foi o foco dessa atividade e sim fazê-los pensar em adjetivos que definissem o que as crianças pensam de suas mamães. A oralidade, leitura e escrita estão muito presentes nas atividades do uP5 e as crianças aprenderam a pensar em palavras como: beautiful, cute, the best, gorgeous, nice entre outros e a partir daí fizeram suas escolhas para escrever no cartão.


Gostaríamos de deixar uma sugestão de passeio cultural. O Farol Santander tem sido frequentemente visitado após sua revitalização e oferece diversidade de cultura em seus diversos andares. Nos anos 1950, sua torre foi ocupada pela antena retransmissora da TV Tupi. Na década de 1960, teve seu nome mudado para Edifício Altino Arantes, uma homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco.

Dois andares que me chamaram a atenção foram os da exposição: Além do Infinito e a do artista paulistano Vik Muniz, localizado no 4º andar. A obra Vista 360° é composta de uma série de fotos de colagens, feitas com materiais inusitados pelo artista, o conjunto reproduz a vista 360º do mirante.


Vik Muniz é um artista brasileiro e logo suas obras e biografia farão parte de uma pesquisa proposta pelo uP5, nossa próxima Homework.


Assim encerramos a nossa quinzena de atividades e diversão, até breve!


Tenham um excelente final de semana.

Teachers Paula e Thaís.




70 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone