Dear Parents,
Encerramos o nosso projeto socioemocional com a pergunta:
What could you do to be forever bucket fillers? e as respostas embora repetidas, pois as crianças possuem opiniões parecidas foram:
“Be happy, share with friends, give hugs, love our friends, be respectful, listen to the teachers, listen to the parents, love your grandparents, have good manners at table, kiss each other, be a very good helper”
Após o encerramento, cada um pegou sua Bucket e assim começaram a montar suas pulseiras, esse foi um momento muito emocionante para eles, pois a expectativa era grande. Acreditamos que a mensagem de solidariedade e bondade cumpriu bem o seu objetivo no uP5, pois hoje, após alguns meses de aula, notamos que todos se sentem à vontade uns com os outros e se empenham por um espírito de solidariedade e tolerância.
O Estudo do Meio desse semestre foi a visita à Cidade do Livro, esse especial passeio começou com grande emoção já antes de sairmos. As crianças estavam ansiosas pelo trajeto de ônibus e foi bem legal essa experiência de todos irem juntos cantando e brincando.
Na Cidade do Livro, fomos recebidos pela Pitanga, Pipoca e Amora que apresentaram os espaços e atividades, bem como nos serviram um delicioso lanche. Ao chegar fomos para a sala de Contação de Histórias da Vovó Cotinha e na sequência visitamos o “Polvo” que conversou com as crianças sobre a importância dos Contos e Histórias dos Livros. No castelo da princesa comemos pão de queijo, cookies, suco e sanduíche.
Esse momento do lanche foi muito importante, pois antes de deixarmos o local, os monitores nos orientaram como fazer a coleta seletiva e convidaram as crianças a realizarem esta coleta. Visitamos a árvore Filó que explicou sobre a necessidade da consciência ecológica e consumo consciente, também aprenderam que quando derrubamos uma árvore, atrapalhamos nosso ecossistema caso outra não seja plantada no lugar.
Por fim, fomos visitar o prefeito que explicou sobre o ECA, Estatuto da criança e do Adolescente que foi instituído para garantir os direitos das crianças, entre eles o direito à leitura. Lá se confrontaram com a “Tracinha” que mora na prefeitura e adora comer os livros, ela deixa o Prefeito bem preocupado, pois aos poucos os livros vão sendo consumidos, pois papel é assim, amarela com o tempo, rasga, amassa ou é simplesmente devorado pelas traças, por isso, é importante cuidarmos bem dos livros.
As Sharing Baskets das duas últimas semanas foram as do Inácio e Helena que contribuíram com a letra H, trazendo objetos, cartazes, dobraduras e informações sobre o nosso país, bem como deliciosos Honey Breads and Honey cup cakes. Também a Laura Chaim e a Laura Laurine trouxeram cartazes, livros e objetos que iniciam com a letra C, conforme solicitado.
Snacks que iniciam com a letra C foram enviados, como Chocolate, Corn and Cookies e um cartaz com fotos das viagens de Laura L. pelo Brasil incrementaram nosso projeto. Explicamos que Araraquara é interior de São Paulo, Cidade e Estado do nosso país, onde a principal fábrica de suco de laranja, a Cutrale, fica localizada.
Explicamos que o nosso suco é exportado para outros países, pois somos ricos em Laranjas, desta forma pessoas do mundo todo tomam o nosso suco. As crianças ficaram surpresas em saber que em alguns lugares da Cidade e os arredores mais próximos à fábrica cheiram a doce, doce de laranja. Também aprendemos que a famosa pintora Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior de São Paulo e isso foi bem interessante, pois ao perguntar onde eles achavam que a pintora Tarsila havia nascido, a maioria citou países da Europa e não o Brasil. Por fim pintaram o Abaporu, gentilmente enviado pela mamãe da Laura, que fez um grande sucesso e nos aproximou ainda mais da arte brasileira.
Agradecemos muito a participação e empenho das famílias por mandar tantas informações através das Sharing Baskets, que vêm se apresentando realmente ricas e significativas. Acreditamos que o projeto está de fato cumprindo muito bem a sua função.
Iniciamos atividades métricas com o uso da régua convencional e fita. O objetivo dessa atividade é a medição e comparação de tamanhos: higher, taller, smaller, bigger, shorter, pois enquanto trabalhamos conceitos de medidas e matemática, trabalhamos a linguagem através dos Opposites.
As novas tecnologias têm possibilitado novas formas de interação em sala de aula. Um dos assuntos mais comentados quando se fala em tecnologia educacional é, junto aos livros digitais e aos ambientes virtuais de aprendizagem, a realidade aumentada, ou RA. A Realidade Aumentada consiste na sobreposição de objetos digitais ao mundo real e trouxemos essa experiência para os nossos alunos do uP5 através da visita de um dinossauro, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e uma linda borboleta.
As crianças mergulharam em uma experiência no mundo digital, viram um pequeno dinossauro aumentar e crescer a ponto de ficar maior que todos e quase preencher parte da sala de aula. O que a realidade aumentada faz em sala de aula é expor conteúdos em 3D, aproximando da realidade do aluno a matéria que ele está estudando, nesse caso os conceitos de grandezas e medidas.
Agradecemos muito a leitura de todos os relatos. Caso desejem contribuir com experiências e trocas de ideias relacionadas às atividades propostas para o nosso projeto, vamos ficar muito satisfeitas em receber.
Have a great and wonderful weekend!
Teachers Paula and Francini.
Os relatórios estão incríveis! Muito completos e minuciosos, percebe-se que foram feitos com carinho e nos aproximam do dia-a-dia de nossos filhos. Obrigada!