Dear parents,
Temos aproveitado momentos muito interessantes com a turma do uP4. Eles estão cada dia mais curiosos para desvendar mistérios e descobrir coisas novas. Essa curiosidade tem feito com que a turma tenha muitos momentos de reflexão sobre temas atuais e que surgem em momentos de roda. Isso aconteceu algumas vezes nessa quinzena, mas a discussão mais relevante foi, sem dúvida, sobre o aquecimento global. Algumas crianças questionaram o motivo de estar frio na primavera, e esse foi um momento aproveitado pelas professoras para explicar mais sobre o aquecimento global, suas causas e consequências. As crianças adoraram o momento e contribuíram muito com a discussão. Elas citaram exemplos e contaram histórias sobre o tema, tentando ilustrar o porquê devemos, cada vez mais, cuidar do meio ambiente. Acreditamos que o tempo que investimos com esse tipo de conversa, nos leva a reflexões mais profundas sobre cidadania e relação com o eu e o mundo. A habilidade de lidar com o outro, consigo e com o meio é cada vez mais necessária numa sociedade que vem se transformando muito e com velocidade.
Em linguagem, o uP4 tem nos impressionado com seu desenvolvimento. Trabalhamos com eles as vogais E e I (grafia e som). Notamos que eles têm se desenvolvido muito, já que passaram a nos fazer perguntas sobre os sons das palavras, como: “Com qual letra começa a palavra?”, “Como escreve essa palavra?”, “Mas essa palavra não escreve com E?”. Essas perguntas são provas de que eles estão refletindo sobre o que estão aprendendo, e estão prestando atenção nas palavras que os rodeiam e que fazem sentido para eles. Além disso, percebemos que estão buscando cada vez mais atividades que envolvam letras para os momentos de “working period”.
Em matemática, estamos trabalhando a grafia e quantificação de todos os números. Esse trabalho tem feito com que as crianças pensem mais em números e comecem a quantificar tudo o que está em volta. Assim como em linguagem, eles nos têm feito perguntas sobre números e quantidades.
Nessas duas semanas tivemos visitas ilustres de pais e mães que contribuíram muito para o nosso projeto “Community Helpers”. Essas visitas fazem com que as crianças vejam como as profissões contribuem para a sociedade. Nessa quinzena passamos a trabalhar as profissões de maneira individual. Começamos com a profissão: “ARTIST”, que é o que a aluna Bárbara quer ser quando crescer. Esse tema nos inspirou a contar sobre o artista muralista, Sebá Tapajós que começou seu trabalho pintando casas ribeirinhas para elevar o potencial turístico da região. A pintura do artista é apenas um jeito para chamar atenção para os reais problemas enfrentados por aquela comunidade. O resultado disso é o projeto “Street River”, que agregado a outros projetos locais, levam, entre outras coisas, energia e água potável para a população local. Pensando em suas obras e projetos, fizemos com as crianças uma pintura inspirada em tudo o que vimos e aprendemos sobre o artista. Contamos com a participação especial de algumas crianças do Year 1 para desenhar em nossa tela elementos relacionados a vida na comunidade ribeirinha, como, caranguejos, peixes, barcos, casas de palafitas, iaras, botos, entre outros. Foi uma sequência didática abrangente, desafiadora e muito enriquecedora. As crianças aprenderam muito sobre as diferenças entre a comunidade em que vivem e a comunidade ribeirinha, além de aprender mais sobre a profissão estudada.
Essa quinzena foi recheada de momentos felizes, brincadeiras gostosas e muito aprendizado. O uP4 nos surpreende a cada gesto e nos emociona com atitudes cada vez mais empáticas e solidárias. Eles têm aprendido muito mais do que conseguimos mensurar. Essa turma é incrível.
Warm Regards, Teachers Bianca and Jéssica
Commentaires