Dear parents,
Uma quinzena cheia de descobertas e conquistas, é o que marcou esse período no uP4. Iniciamos o projeto “A Escola Que Eu Vejo”, que consiste em, aproveitar fotos tiradas pelas próprias crianças, para que elas descrevam lugares, pessoas e objetos que mais gostam da escola. Esse projeto tem o objetivo principal, aproveitar o vínculo afetivo das crianças com partes da escola, para aprimorar o uso da linguagem. Após tirarem as fotos, as crianças selecionaram as que mais gostaram, e depois elas apresentaram essas fotos aos amigos, explicando o que era aquela foto e o motivo da predileção do local/pessoa/objeto. Com isso, pretendemos estimular o uso da linguagem para expressar sentimentos, sensações, experiências e fatos. Percebemos que essa é uma habilidade cada vez mais concretizada na turma do uP4.
Além desse projeto, temos também caminhado com o projeto “Community Helpers”. As crianças se identificam cada vez mais com o tema, e tem entendido melhor quem são e como estão inseridos na sociedade. Nesse ponto do projeto, as crianças têm se apropriado do conceito de espaço que as rodeia, como suas casas, escola, supermercado, lojas, shoppings e parques. O projeto tem sido utilizado para abordar todos os temas possíveis e relevantes para a turma, como por exemplo, as queimadas na Amazônia, como a sociedade se constitui e o que podemos fazer para melhorar a comunidade em que vivemos. Acreditamos que além de cidadãos que sabem ler e escrever, devemos formar cidadãos que sabem viver em comunidade, respeitando natureza e o espaço do outro.
A turma também participou de outra atividade com a Nutrical, mas dessa vez com frutas. Vendados, eles deveriam colocar a mão numa caixa surpresa e tirar de lá uma fruta. Então, eles descobriam qual fruta era, através do cheiro e tato, e se quisessem, eles poderiam experimentar a fruta. Foi muito divertido vê-los tentando adivinhar. Nessa quinzena, nós também recebemos mamães para contar histórias do folclore como, a da Cuca, a da Iara, a do Boto, a do Lobisomem e a do Saci. Foi um tempo de muita alegria e diversão. As crianças amaram ouvir as histórias por elas contadas.
Essas semanas têm sido marcadas pelo estudo de alguns “beginning sounds”, vogais e escrita dos nomes das crianças do uP4. Estamos trabalhando a grafia das letras e seus respectivos sons. Começamos também a trabalhar a grafia dos números e sua quantidade. Eles estão curiosos para descobrir mais letras, números, sons e quantidades, estamos vivendo uma etapa muito gostosa de pesquisa e investigação, para que com eles, possamos aprender e desvendar tudo aquilo que para eles ainda é um mistério.
A turma do uP4 tem se desenvolvido demais, são crianças cheias de vida, histórias engraçadas e surpreendentes. Estamos muito felizes em poder acompanhar todas essas descobertas e aprendizagens.
uP4 team, Teachers Bianca and Jéssica
Komentáře