• Equipe uP

Relato uP3B

BUT(TER)FLIES


A maior referência de natureza hoje é o Green Park. Nele, as crianças vão à caça dos rastros ou vestígios que os animais deixam para entender um pouco melhor esse Reino. Em uma dessas buscas, a turma encontrou uma borboleta no chão, já sem vida, e pôde ver, de pertinho, algumas das suas características e levantar questões curiosíssimas, como:

Borboleta não é bicho! É? Mas ela voa! (Davi);

Ela pica? (Nicolas Amaral);

Onde ela mora? (Victor);

Na árvore! (Alice)


Todas essas são pertinentes e tanto as do Davi quanto a do Nico elaboram a classificação geral dos animais e recolocam a borboleta em uma nova categoria cuja característica vai além de ser um animal, porque ser borboleta implica também ter asas e talvez picar! Não obstante, há ainda uma espécie de personificação desse bicho que, para o Vitinho, a borboleta deve ter um lar para voltar e descansar depois dos seus passeios pelo jardim. Alice, afirmando essa qualidade de voar, elegeu as árvores como a morada dela.

Para responder todas essas questões, em sala, juntos, a descoberta que elas podem morar na grama e que elas não picam, como as abelhas fazem. A propósito, foram delas que Victor se lembrou enquanto ele, Nicolas, Nicholas Eider, Felipe Serro Azul e Thomas apreciavam a flor que a Beatriz Aquino trouxe na sua Sharing Basket.

Ainda no Green Park, as galinhas e o galo, uma vez cercados pelos gradis, foram melhor observados e, em silêncio, a turma reparou o que eles comiam ou para onde iam os pintinhos. Além disso, viram também os cocôs brancos e pretos dos passarinhos, as penas que, de tão leves, no chão em meio as folhas secas e um urucum para, minimamente, entender o que o difere de um bicho.

Certamente, aprender sobre os animais é uma forma elaborada de compreender o próprio mundo e, naturalmente, desenvolve repertórios linguístico, científico e imaginário, como visto nas histórias contadas pelos livros ou mesmo pelas fotos de alligator, armadillo, bear, buffalo, cat and dog todas trazidas na Sharing Basket pela Alice, pelo Antonio, pela Beatriz Aquino e pela Beatriz Vernaglia.


E, por último e não menos importante, a preparação da turma para o nosso próximo Family Day. Esperemos todas as famílias no próximo dia 24 no nosso querido Green Park! Até lá!


uP 3B team

Naiana e Sandra




15 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone