Dear parents, é com muito orgulho que podemos dizer que a primavera não apenas está trazendo o desabrochar das flores mas também o florescer de descobertas e crescimento conquistados pelas nossas crianças. Temos dado continuidade ao projeto com a dedicação de um jardineiro que cuida de seu jardim: com todo o carinho que ele merece. Cada experiência proporcionada aos nossos alunos é pensada para que eles sejam os protagonistas de seus aprendizados. Portanto, o nosso papel é de tornar fértil o “solo”, a base de aprendizagem para que eles apropriem do “adubo”, o conhecimento, transformando-o em ferramenta para suas próprias descobertas. Ah, e quantas descobertas temos presenciado! É como ver um jardim todo florido.
Em uma quinta feira, na semana na qual fizemos atividades relacionadas à zebra, pegamos nossa corda e partimos rumo ao Green Park. No caminho, Gabriel exclamou com muito entusiasmo apontando para a faixa de pedestres: “Teacher! The zebra!” ele relacionou o grafismo das listras brancas no asfalto preto com a textura do pêlo da zebra e o expressou em inglês. Após essa observação, os colegas da turma acharam a “zebra” em todos os lugares até chegarmos ao nosso destino: desde nos fios elétricos com as nuvens de fundo até nas cores do prédio da Nina. Poderíamos ter passado a tarde inteira procurando por mais “zebras”. Esta percepção visual e a capacidade de identificar as formas é uma das habilidades que a criança utiliza para identificar também as letras em seu processo de letramento.
Este mesmo movimento aconteceu em uma atividade de coordenação motora fina com desenhos de dinossauros. De repente: Eureka! Pedro se deu conta de que os grafismos que estava traçando pareciam-se com a letra “U”. Ele exclamou: “Teacher, é “U”, “U” de uva!”. Logo em seguida apressou-se para ir a parede onde são encostadas as mochilas para encontrar nos nomes dos amigos mais letras “U”. Para realizar tal atividade tivemos uma contextualização prévia em uma conversa muito interessante sobre os dinosaurs. Tivemos boas colocações, por exemplo, a de Isabella, trazendo ao grupo que: “os dinosaurs viraram estrelinhas no céu, porque uma pedra grande caiu e todos voaram pra lá.” Rita também agregou dizendo: “acho que o nome dessa pedra é meteoro”.
Assim, podemos relatar que os estímulos que demos nas propostas de Arte e Natureza e Sociedade, foram o cenário para que os avanços em Linguagem Oral e Escrita fossem conquistados. A interdisciplinaridade é intrínseca ao aprendizado integral das crianças. Conscientes desta forma de crescer e aprender, nós seguimos construindo nosso currículo em sala de aula e fora dela também! :)
Para fechar o relato, vamos compartilhar o quão interessante foram as Sharing Baskets da quinzena. Isabella trouxe fotos de seus familiares em vários tipos de habitats. Nós pudemos imaginar todos os animais que podem morar naqueles lugares. O livro que João trouxe também atraiu a atenção de todos, principalmente, aguçou a audição do grupo com todos os sons de animais que ele possui! O elogio que entregamos ao uP3 A e famílias é genuíno, pois toda a dedicação e envolvimento de nossos pequenos sempre merecerá um verdadeiro PARABÉNS!
Have a great weekend!
Teachers Cris and Rê.
Comments