• Equipe uP

Relato uP3 B

There is a light that never goes out
(Song by The Smiths)

Depois de reproduzir da pintura Lit Window, 1969 by Patrick Caulfield, cujo elemento principal foi a luminária, surgiu a necessidade de explorar a luz.

Empenhado em pesquisar sobre circuito elétrico, o grupo explorou uma instalação a fim de compreender como esses itens se conectam.

As crianças estavam bastante engajadas em aprender sobre lâmpadas, cabos elétricos...

A propósito, por rosquear as lâmpadas aos soquetes e usar os interruptores, elas pareciam bastante surpresas com o brilho forte das lâmpadas nas suas casas de madeira.

A releitura de um festão ou de uma gambiarra de lâmpadas, como falam, veio também para se instalar e extrair o que havia de mais preciso nas crianças: as suas formas originais de expressão.

Assim, como esteve apresentada a obra “Untitled” (Strange Music), 1993 de Felix Gonzalez-Torres, a nossa gambiarra, feita com balão, papel branco e cola branca, serve como uma espécie de delimitador de espaço, de modo que, ao redor das lâmpadas, havia um novo ambiente, um novo cômodo aconchegante e acolhedor, apropriadíssimo para contar histórias. Tudo construído com materiais e coordenação motora diversos, de modo que o fio de metal com luzes também era agulha para costurar essas lâmpadas de papel no cordão.

A contação do clássico Chapeuzinho Vermelho foi seguida pelas ilustrações de Renata Cruz Torres, aluna do uP5.

A equipe acredita que, a partir de desenhos infantis, as crianças possam se identificar e serem encorajados a criar os seus, porque não se intimidam com aqueles traços milimetricamente calculados, feitos pelo computador, ou mesmo por um alguém “muito” técnico.

Tenta-se também desencadear olhares mais cuidadosos a desenhos como esses: originais e bastante expressivos. Não obstante, ter ainda a curiosidade aguçada às narrativas que tanto permitem a imaginação.

A propósito, essa própria instalação, uma vez comum em regiões externas, sugere um convite a sair daqui, da nossa sala, casando com as viagens que as histórias contadas também propõem.

Não obstante, ainda a uma lâmpada de papel, fora integrada a libélula que dá à luz mais poesia, como Ingo Maurer fez, faz!

Por fim, tem-se um movimento de desconstrução, como se, para construir a casa, o uP3B tivesse de ir a fundo na pesquisa de cada instalação. Neste momento, a elétrica!


uP 3B team

Naná e Lu.


PS: E continuamos com o projeto da sharing basket. Nessas semanas, do Pedro Merolli, do Joaquim e da Alice.




30 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone