• Equipe uP

Relato uP3 B

Architecture (for dogs)


Compreendendo que Houses and Homes são indissociáveis, neste momento, os nossos estudos começam com a pesquisa de Architecture for Dogs, bem apresentada pela Japan House - exibição de 19 de janeiro até 7 de abril de 2019, em que pets são representantes de homes, enquanto os projetos são as casas propriamente ditas (houses)


Lá, projetos elaborados por quem se especializou na ideia de que os quatro patas merecem casas confortáveis, bonitas e muito compatíveis às suas principais características: fofos, cheios de energia, sapecas, tímidos, desenvoltos...


A partir disso, oferecendo todo carinho desejado, nascem os lares que consideram os cães como parte importante da família. Fala-se importante, porque sabemos que ter o mesmo sangue não significa exatamente ser quisto pelos seus tios, primos, cunhados e cunhadas. 

A forma como eles recebem faz jus ao seu título melhor amigo do homem ou revisita aquela expressão antiga bom pra cachorro, sugerindo que os beneficiados somos nós mesmos (bom para os homens)!


Nesse sentido, o grupo inicia a pesquisa a praticar uma nova leitura: a dos projetos que os orientaram a construir. Além de conversar, claro, sobre os bichos de estimação do Victor: a Maya, e o do Pedro Maitan, ainda não revelado o nome.


Com moldes do projeto de Pointed T - Hara Design Institute - Haruka MISAWA para Terrier Japonês, fizemos as nossas em papel cartão.


Curioso foi Theo Campos perguntando se era mesmo uma casa! Compreensível a sua surpresa para com esse desenho inusitado: uma construção metonímica, em que o telhado é toda ela.


Depois de prontas, perspicaz foi Iolanda, observando a imagem no tablete e a sua escultura em papel, dizia: “é igualzinha, igualzinha”, destacando a semelhança entre elas, ainda que estivessem em suportes diferentes: uma no papel e a outra, no digital. 

Em outras práticas, com delineamento desse desenho no chão, as crianças percorriam-no em equilíbrio já bastante consolidado ou reproduziam esse mesmo desenho na prática da observação.


Mateo foi bastante fiel ao que viu: minimalista, no meio da folha branca, fez a casa suspensa por um fio. Assim como o de Valentina cuja base de construção foram duas linhas: uma na horizontal e outra na vertical.


Para oferecer mais vida aos moldes, as crianças foram encorajadas a desenhar os donos delas: os cachorros que, uma vez escondidos dentro dessas casas, eram vistos novamente quando as crianças manusearam os moldes, e que também observavam essa arquitetura sob uma nova perspectiva.


Theo Negrete, que já tinha uma preferência por desenhos com círculos antes, agora os utilizou para figurar os rostinhos dos pets.


uP 3B Team.

Teachers Naná and Lu.



Keywords: ARCHITECTURE FOR DOGS

Inteligências trabalhadas, segundo Howard Gardner

Lógico-Matemática, Linguística, Espacial, Corporal-Cinestésica e Naturalista.





64 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone