• Equipe uP

Relato uP3 A

“Criss Cross Applesauce, Pepperoni Pizza!”

Dear Parents,


Vocês provavelmente já devem ter escutado esses dizeres que tanto fazem parte da nossa rotina.


É um comando divertido para que todos possam sentar-se com as pernas cruzadas e voltar a atenção para o que está acontecendo na roda. Usamos ele para dar início ao nosso relato e compartilhar o quanto a rotina das crianças tem se estabelecido bem, com muita diversão, amor e aprendizado.


Quando trabalhamos no coletivo, ainda mais com um grupo de crianças na faixa etária por volta dos 3 anos, temos que lidar com muitas vontades e interesses juntos e ao mesmo tempo. Para que estas possam ser trabalhadas tanto no coletivo como no individual de maneira respeitosa, organizada e saudável, é muito importante que a rotina esteja bem estruturada.


Por isso, cada momento de transição é recheado de músicas e brincadeiras que ao passo que tornam protagonistas cada um de nossos alunos através da participação individual, da mesma forma denominam a coletividade do momento. Por exemplo: contamos com este recurso lúdico nos momentos de conversas em roda para que a espera por sua vez seja animadora ao invés de desinteressante, pois a música ainda faz com que eu participe do momento de espera e entenda que a minha vez logo chegará.


Dessa forma, nosso convívio social do dia a dia na escola e o desenrolar dele são ferramentas poderosas do ensino dessa consciência de grupo.

Nossos alunos estão respondendo muito bem a essas propostas e tem se mostrado cada vez mais integrados ao grupo como um todo.


Semana passada tivemos o Valentine’s Day e recitamos o poema “Roses are red, Violets are blue” em forma de música.

Vocês podem conferir a música no link:

https://www.youtube.com/watch?v=SUN61Z5KEZY&vl=pt .


Os olhos de nossos pequenos brilharam ao falar das pessoas amadas as quais presentearam com o cartãozinho e o poema dentro dele. Quanto a técnica em arte, nós tingimos o filtro de café com anilina. O procedimento de pinçar o conta-gotas e entender sua lógica de funcionamento foi uma atividade que deixou todos muito concentrados e envolvidos.


Quanto ao projeto, demos início a uma sequência didática para trabalhar as definições de casa e apartamento. Estamos trabalhando com as formas geométricas representantes de cada estrutura.O próximo passo será saber dizer se o lugar que eu moro é uma casa ou um apartamento. Em breve enviaremos uma tarefa de casa em forma de questionário a ser respondido juntamente às crianças. Será muito importante a realização desta atividade para que possamos coletar as informações de forma correta e conscientizar as crianças em relação a estas. Construindo assim um primeiro conhecimento prévio a ser trabalhado ao longo do projeto.


Esta semana também pudemos estrear o nosso Green Park. Lá fizemos uma atividade de colagem de folhas que resultou em um lindo ninho de pássaros. Os alunos ficaram intrigados ao conversar do porquê os passarinhos constróem ninhos para morar e ao chegar no parque para realizar a atividade, logo se engajaram para construir o nosso.


Teremos muito mais a compartilhar no próximo relato, estamos animadíssimas para o que está por vir.


Have a great weekend!


Teachers: Cristina and Renata




21 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone