Dear Families,
Algumas atividades foram realizadas ao longo dessas duas semanas, no relato a seguir iremos compartilhar alguns dos momentos mais marcantes com vocês. Para a composição do nosso projeto foram solicitados brinquedos sobre os meios de transporte, os mesmos estão expostos em uma estante em nossa sala de aula onde as crianças têm livre acesso para criarem suas brincadeiras. Tem sido um sucesso! Eles adoram misturar os animais, os blocos e até mesmo papéis picados com os meios de transporte. Tivemos um “trem que carrega animais para o hospital” e diversos engarrafamentos pelos cantos da sala (rs). Procuramos nesses momentos incentivar que respeitem o espaço do amigo, bem como a vez do brincar e a interação entre eles, aspectos fundamentais para um desenvolver criativo, saudável e empático.
Em momentos como no playground o que mais se ouve é: “Teacher, AIRRRRPLAANNEEEEEEE”, uma fala que acabou virando brincadeira nossa toda vez que vemos ou ouvimos um avião. Alguns questionamentos também surgiram, como por exemplo, quando Gael nos perguntou qual o nome do ônibus que as teachers vinham para escola e ainda nos contou que passeou de bus pela Avenida Paulista. Falamos sobre os meios de transporte o tempo todo, não só falamos, como vivemos. A cidade é uma prova de que os carros, caminhões, trens, ônibus vem e vão de um lado, e de outro, rápido e devagar! Para explorarmos a cidade como ambiente de trânsito realizamos uma releitura da obra “Cidade” (1984) de Claudio Tozzi, as crianças adoraram colar os prédios e pintar a cidade. Assim que a imagem original foi apresentada conversamos sobre as cores, o quão alto eram os prédios e, ficamos sabendo que a Teacher Carol mora em um prédio “muito alto como torre de princesa”. Alguns trabalhos foram expostos em nosso mural e quando eles olham se lembram e falam sobre o prédio ou a cidade que pintaram. Se olharmos bem, podemos até ver algumas luzes acesas.
Uma outra atividade que foi bastante significativa para eles foi a “City of Lights”, inspirada nas luzes da cidade a noite. O jogo de cores formado pela rapidez dos faróis dos carros transformam a cidade em um lugar mágico. As crianças pularam, dançaram, riram e se encantaram com as luzes no escuro, o registro foi feito por meio de fotografias e o efeito foi incrível. Percebemos o quão significativa foi essa atividade ao mostrarmos o resultado das fotos para eles, relembramos o momento e, claro, eles queriam “brincar de luzes” mais uma vez.
A Literatura esteve mais uma vez presente em nosso dia a dia, todo momento de roda inicial ou final realizamos a leitura de um livro, o Little Blue Truck Leads the Way continuou em alta em nossa rotina, no entanto, introduzimos uma nova leitura importante: Zog escrito por Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler. O livro conta sobre as aventuras de um dragão na escola, mas que ligação tem ele com meios de transporte? Bom, de acordo com as crianças um dragão também pode transportar pessoas e coisas, como disse Isabela: “Teacher Carol, o dragão leva a princesa para a escola. Eu preciso ir para a escola de dragão!”.
Tivemos também a preparação do presente do dia dos pais e a camiseta para o Family Day, cada um escolheu com cuidado e amor as cores para o papai. Esperamos que tenham gostado de “viver” esses momentos conosco, nos vemos no próximo relato.
Have a great weekend and let’s enjoy the Family Day together!
Teachers Carol, Helen and Simone.
Comments