• Equipe uP

Relato uP2

IDENTIDADE

Queridos pais,


Iniciamos um trabalho de Formação Pessoal e Social com pesquisas sobre o nome e sobrenome das crianças, além também de desenvolver a Linguagem Oral e Capacidade de se Expressarem.  É fundamental para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever e a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome. Então, começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas", cada um de acordo com suas hipóteses.


A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, outdoors e outros. A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo, é importante que os nomes estejam fixados nas grades, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás.


Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco identificatório. Em nossa sala, durante esta semana para que esta familiarização acontecesse, os alunos fizeram desenhos para identificar seus nomes e identificaram um espaço na sala para guardar as "bags". Incluímos então, um novo conteúdo em nosso circle: A chamada com os nomes. Cada criança ao ser mencionada deve identificar a sua "Nametag".


Children of The World! Em nossas pesquisas sobre países e nacionalidades, começamos a falar sobre o Brasil, país onde todos vivem destacando a fauna e a flora. As crianças elaboraram um lindo registro sobre a arara azul e se divertiram ao som das músicas de Caetano Veloso, além de falarmos sobre o descobrimento do Brasil, marco da nossa história.


Um ótimo final de semana!

Teachers Ari, Helen e Simone.




30 visualizações

UNIDADE I

Educação Infantil

Rua Presidente Antônio Candido, 242

Alto da Lapa, São Paulo

UNIDADE II

uP Baby (berçário) e uP 1

Rua Sales Júnior, 617

Alto da Lapa, São Paulo

secretaria@theupschool.com.br

adm@theupschool.com.br

11 2935-9345

whatsapp 11 98646-0027

feito com amor

created with love

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Vimeo Ícone