top of page
  • Foto do escritorEquipe uP

Relato uP2

Dear Families,

Estamos na reta final do nosso ano e retomamos nossa trabalho com empenho nas duas últimas semanas. Nosso projeto Means of Transportation, perpassa várias esferas de conhecimento, trabalhamos com as crianças desde a Língua Inglesa/Linguagem à Matemática. Signos, símbolos, imagens, tudo faz parte do repertório do saber. Uma atividade proposta vai muito além de seu registro, o processo (durante) é o que garante o significado para a criança. É preciso que o professor esteja envolvido e conectado com o que se propôs e que principalmente dê voz a criança durante o “fazer”.

Para registrar, no cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário observar as ações, reações e interações, proposições não só das crianças, mas também do próprio docente. É preciso ficar atento às dinâmicas do grupo, às implicações das relações pedagógicas, com um olhar aberto e sensível, pois registrar não é uma técnica, nem tampouco pode ocorrer de forma automatizada, como a espelhar o real. (Registros na Educação Infantil: Pesquisa e Prática Pedagógica/ Org. Luciana Esmeralda Ostetto)

Sendo assim, os registros devem perpassar o olhar, é preciso alcançar a dimensão da criança e o que o que está sendo proposto significa verdadeiramente para ela. O registro é muito mais significativo se alcança o imaginário. Dito isso, duas atividades foram bastante apreciadas pelas crianças, uma delas foi a releitura a obra “Trem de Einstein da 21:24” (1996) de José Roberto Aguilar, o resultado final da atividade está exposto em nossa escola. Essa foi uma atividade que as crianças gostaram muito, principalmente porque usamos uma textura diferente para trabalhar com a tinta, o algodão cru foi a escolha. Durante a nossa conversa muitas perguntas surgiram sobre esse tipo de diferente de “papel”, percebemos sua textura com as mãos e rosto, sentimos o cheiro (muitos disseram que cheirava a pão, rs) e manuseamos de diversas maneiras. A outra atividade foi sobre balão, foi utilizada como inspiração a obra “Metamorphosis” (s.d) do surrealista russo Vladimir Kush, é uma bela arte que vale muito a espiada na internet, bem como seu trabalho como um todo. Kush é um artista pouco conhecido, mas de grande magnitude, sempre que apresentada obras dele às crianças, os comentários são incríveis. Sobre essa obra, Rodrigo questionou o motivo de não haver fogo no balão, afinal os balões utilizam fogo para voar e, Bernardo comentou que existiam pessoas voando no balloon de nuvens. Vimos a lua, o rio, um barco, pessoas observando a paisagem do pico de uma montanha. Essa obra foi sem dúvidas significativa para eles. Para contextualizar, pintamos as nuvens do balão que eles decidiram ser rosa, com bexigas, trabalhamos um os quatro elementos que é o ar.

As obras de arte, bem como a Literatura são importantes recursos, por isso a utilizamos com tamanha importância, por meio dela podemos trabalhar e transitar pelas áreas de conhecimento, além de que culturalmente tornar-se-ão mais sabidos. Por fim gostaríamos de compartilhar uma dica de leitura para as famílias, o livro: Poética da Infância - Conversas com quem educa as crianças de Antônio Severino e Kátia Tavares publicado pela Editora Passarinho. O livro é uma poesia sobre a grandeza de ser criança e a importância induvidável da infância.


So far..thank you for your support! See you soon!


Teachers Carol, Helen and Simone.




31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page