Relato uP 4
- Equipe uP
- 20 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Dear parents,
A turma do uP4 tem se desenvolvido a todo vapor, e essa última quinzena não poderia ter sido mais divertida. Fizemos várias atividades e descobrimos muitas coisas. Foi uma quinzena recheada de momentos deliciosos e puro aprendizado.
Tivemos a visita de alguns pais e isso deixou a turma muito feliz. Conversamos sobre suas profissões e as crianças adoraram saber mais sobre o que os pais dos colegas fazem. Esses momentos são sempre muito aproveitados por nós professoras, já que o tema do nosso projeto semestral é “Community Helpers”. Tentamos, a todo momento, trazer algumas provocações para que as crianças pensem em profissões e como cada profissão funciona para manter a sociedade. Temos feito com a tuma, atividades que propiciem a reflexão sobre essas profissões, e nada melhor do que ter o vínculo afetivo com a profissão dos pais, e pais dos amigos.
Com relação aos aspectos pedagógicos, nessa quinzena, trabalhamos conceitos matemáticos relacionados a grafia de alguns numerais e também da relação número x quantidade. Além disso, temos trabalhado em linguagem, as vogais, e a aquisição da relação grafema x fonema. Essa aquisição tem acontecido de maneira natural e especial. A cada ficha, uma nova descoberta. Fizemos uma atividade de ficha onde as crianças deveriam listar objetos que estavam na foto, e todos tiveram um ótimo desempenho. Estavam atentos, e ligados a atividade, já que na foto, apareciam além de objetos, alguns de seus amigos. Como falado anteriormente, isso os liga a atividade, de maneira que sintam vontade de realizá-la, tornando-a prazerosa para o aluno e para a equipe.
Além dessas duas frentes, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer uma viatura de polícia e alguns policiais (foi uma oportunidade que tivemos, no projeto do Y1, uma mamãe de um aluno, que tem esta profissão). Eles ficaram muito felizes quando puderam entrar na viatura e fazer perguntas aos policiais. Antes do encontro, fizemos uma roda para discutir o que cada um perguntaria aos policiais, e as crianças nos surpreenderam com a qualidade das perguntas. Eles estavam curiosos, e queriam saber coisas como: “Vocês prendem bandidos de verdade?”, “Como vocês usam as algemas?”, entre outras. Foi um momento muito gostoso. Outro momento de pura alegria e diversão foi o “Water Play”. As crianças se divertiram brincando com a água e se refrescando no calor.
Nessa quinzena, nós também propusemos às crianças algumas atividades artísticas muito interessantes. A primeira delas foi o “Self Portrait”, que começou com uma atividade de conhecimento do rosto. Em duplas, as crianças observaram o rosto dos amigos, e fingiram que estavam os pintando com pincéis. Depois disso, em roda, conversamos com as crianças sobre as partes do corpo, e para isso, levamos as crianças ao espelho, para que observassem seus rostos, pensando no que e como iriam desenhá-los. Então, nós colocamos um papel espelho no cavalete e a arte aconteceu. As crianças fizeram lindos retratos, que foram emoldurados por um trabalho de mosaico, feito pelas crianças. O segundo trabalho artístico, foi baseado em Michelangelo e suas obras na Capela Sistina. Mostramos às crianças algumas das obras de Michelangelo, e pedimos para que eles fizessem um desenho, e além disso, aproveitamos para falar sobre como é ser um Artista profissional, fazendo um link com o nosso projeto “Community Helpers”.
O uP4 tem nos impressionado com seu desenvolvimento e engajamento nas atividades propostas. As crianças tem se envolvido, e nós temos criado cada vez mais, um ambiente seguro e acolhedor. Pensamos que isso tem nutrido cada vez mais nossa relação de respeito mútuo e carinho. Respeitamos nosso alunos e temos construído cada vez mais, um ambiente pronto a oferecer desafios, descobertas e momentos prazerosos. Esperamos continuar com a parceria e confiança de sempre.
uP4 team,
Teachers Bianca and Jéssica.
Comments