Dear Parents!
Começamos os preparativos para nossa festa de Halloween, um tema muito querido pelas crianças, mas que ainda gera medo pelo desconhecido. Então, propomos as crianças que falassem sobre seus temores e expectativas sobre esta data comemorativa.
Em nossa roda de conversa, conseguimos fazer uma lista do que as crianças consideram de mais assustadores.
Nina compartilhou que tem medo de ficar sozinha.
Sofia disse ter medo de abelha.
Matheus teme os dinossauros e assim por diante.
A grande intenção deste desafio foi empoderar as crianças para que conversassem sobre seus temores, não só relacionados ao Halloween, sobre a vida também.
Realizamos um trabalho artístico inspirado na obra da artista brasileira Rivane Neuenschwander (https://www.atelier.guide/home/o-nome-do-medo-apresenta-32-peas-derivane-neuenschwander). Pedimos para que as crianças desenhassem seus medos em um papel, de acordo com suas hipóteses. Depois esses traços foram transformados em máscaras. Voltamos para o “circle” para que os alunos observassem seus receios e juntos, traçamos estratégias para que cada um pudesse se sentir encorajado a enfrentar aquilo que o assusta. Foi lindo ver como eles já sentiam mais fortes e destemidos. Nós educadores, acreditamos que o que se vive na infância é levado para vida toda e este resultado inicial é importantíssimo para que eles cresçam corajosos e motivados a nunca desistir.
Trabalhamos com a Matemática de uma maneira nada assustadora! Cada criança pintou e decorou o número correspondente a sua idade com os temas de Halloween e realizamos um exercício de contagem de abóboras. Desta maneira pudemos trabalhar os conceitos de quantidade.
Tivemos a alegria de receber em nossa sala a turma do uP5B que juntamente com as teachers Ingrid, Lívia e Luana fizeram a releitura do livro “The Very Hungry Caterpillar” e puderam abrilhantar nosso “Story Time”.
Até a próxima semana!
Teacher Ariane, Amanda e Simone
Comments